Como o Omega-3 pode ajudar a melhorar a saúde do seu filho.
Como todos os pais, você espera que seu filho atinja o potencial nutricional ideal. Mas você pode fazer ainda mais do que só esperar, nutrindo-os com alimentos saudáveis que apoiem seu desenvolvimento escolar e encorajando-os a tomar um ou dois suplementos recomendados por pesquisas.
Pesquisas provam que as crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 12 anos, se desenvolvem rapidamente e melhor quando recebem um suporte constante de nutrientes de alta qualidade. Por mais simples que pareça, na realidade muitas crianças estão rodeadas por alimentos com baixo potencial nutritivo. Desequilíbrios ou deficiências nutricionais geralmente aparecem primariamente na forma de problemas de cognição e comportamento.
O ômega-3 pode ser o mais crítico de vários nutrientes para o cérebro. "Estudos têm mostrado que crianças com baixo desempenho cognitivo e comportamento se beneficiam de ômega-3 em termos de [atitude] e melhora na leitura e na memória", disse Samantha Brody, ND, do Evergreen Natural Health Center em Portland, Oregon. Além de aumentar a ingestão de peixe pelas crianças, procure suplementos adequados para crianças nas formas líquida e mastigável, diz Brody. Mas não pare por aí: "Sempre aconselho os pais que consumir gorduras trans interfere na conversão de ácidos graxos essenciais. Portanto, embora seja importante incluir ácidos graxos ômega-3 na dieta, também é importante evitar dar às crianças alimentos que contenham Gorduras Trans."
Mesmo pais bem-intencionados podem transformar alimentos e suplementos em um campo de batalha com os filhos. Portanto, implemente as mudanças de forma gradual e indiferente para evitar resistência e priorize as opções principais para essas necessidades específicas.
Aprendendo sobre ÔMEGA-3
Após vários anos de estudos foi possível observar a importância dos ômega-3 para o desenvolvimento adequado do cérebro, cognição e humor. No início, pesquisadores na Inglaterra descobriram que crianças que receberam suplementos de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) alcançaram melhores pontuações de leitura e grafia, em comparação com aqueles que receberam placebos. Em um estudo com crianças desnutridas, os suplementos de EPA e DHA levaram a melhorias na velocidade de processamento mental, coordenação mão-olho e resolução de problemas. Você encontrará EPA e DHA de qualidade em peixes de águas profundas ou algumas plantas. Mais dois suplementos cruciais para o desenvolvimento do cérebro: um multivitamínico, que pode compensar as deficiências dietéticas, e a vitamina D adequada, para apoiar o aprendizado e a memória.
Dose: experimente 100–200 mg de DHA e 50–100 mg de EPA diariamente. Adapte a dose ao peso do seu filho.
Combate à Depressão
Outra razão para encorajar a nutrição do seu filho com ômega-3: eles são os principais intensificadores do humor - ou normalizadores, se você preferir; seus benefícios podem ser ainda maiores quando combinados com ácido gama-linolênico (GLA), um extrato de óleo vegetal. Considere a vitamina D também. Numerosos estudos também indicam que a erva de São João (Hypericum perforatum) alivia com segurança os sintomas de depressão leve a grave em adultos e crianças (mas não a use se seu filho for alérgico a tasneira). A depressão é uma condição complexa, especialmente em crianças, portanto, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplemento.
ADHD
A combinação de ômega-3 com GLA pode reduzir o comportamento impulsivo e hiperativo, característico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O mesmo pode acontecer com o Pycnogenol, um complexo antioxidante obtido da casca do pinheiro bravo francês. Algumas pesquisas sugerem que baixos níveis de ferro e ferritina (uma proteína que contém ferro no sangue) também podem contribuir para o TDAH. Se você suspeitar de deficiência de ferro - fadiga crônica seria uma pista - peça ao seu médico para medir os níveis de ferro e ferritina do seu filho antes de suplementar.
Dose: opte por uma proporção maior de DHA-EPA, como 400 mg de DHA a 200 mg de EPA, junto com 50–100 mg de GLA. Para Pycnogenol, experimente 50-150 mg por dia.
Nós selecionamos os melhores e mais bem recomendados Omegas para sua melhor escolha.